Com a chegada do penúltimo mês do ano, vem também o movimento Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de próstata.
E para você ficar por dentro sobre o que é a doença, seus sinais de alerta e prevenção, preparamos um artigo sobre esse assunto.
O que é o câncer de próstata?
Para entendermos melhor sobre esse assunto, vamos explicar o que é essa doença. Trata-se do tipo de câncer que mais acomete homens, depois somente do câncer de pele.
É um quadro totalmente velado pelos homens, embora sua incidência seja super alta.
Então, para nos aprofundarmos nesse tema, vale esclarecermos o que é a próstata. Essa é uma glândula que está localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra.
A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo, como a maioria das pessoas acredita. Na verdade, sua função é produzir um líquido que faz parte do sêmen, o qual nutre e protege os espermatozoides.
Para se ter uma ideia, nos jovens, essa glândula tem um tamanho aproximado de uma ameixa. No entanto, é comum que ela aumente com o passar dos anos.
Em paralelo a isso, pode acontecer a formação de tumores malignos ou benignos nessa parte do corpo masculino. Mas o câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
O que ocorre é que, em outros casos, seu crescimento pode ser totalmente acelerado, causando metástase e, até mesmo, a morte.
Existem fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença?
Se essa é sua dúvida, já adiantamos que sim. Em linhas gerais, o risco aumenta conforme o avanço da idade.
E olhe só: aqui no Brasil, a cada 10 diagnósticos positivos da doença, 9 acometem homens com mais de 55 anos.
Porém, existem outros fatores de risco consideráveis. Estamos nos referindo ao histórico familiar, com a presença da doença em parentes de primeiro grau, assim como em homens com sobrepeso e obesidade.
Suas decisões de como levar a vida podem prevenir essa doença.
Quando falamos sobre a prevenção do câncer de próstata, nos referimos totalmente à adoção de um estilo de vida saudável.
Isso quer dizer ter uma uma alimentação saudável, assim como evitar a obesidade e o sedentarismo.
Homens que não fumam e evitam bebidas alcoólicas também têm menos chances de desenvolver a doença.
Sintomas e diagnóstico precoce
É importante que você saiba que o câncer de próstata, em sua fase inicial, pode não revelar sinais. Com isso, é fundamental que você faça sua consulta de rotina com urologista.
No entanto, alguns sintomas podem indicar a presença da doença, tais como:
- dificuldade de urinar;
- demora em começar e terminar de urinar;
- sangue na urina;
- diminuição do jato de urina;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Homens a partir de 50 anos devem fazer todos os anos os exames de rotina, para que doenças como o câncer de próstata sejam descobertas em sua fase inicial.
Estamos nos referindo ao exame de PSA, que é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA).
Além disso, pode ser indicado o exame de toque retal e, também, a biópsia, caso seja encontrada alguma alteração no PSA.
É importante ressaltar, novamente, que quanto antes descoberto, maiores são as chances de cura do câncer de próstata. Visite seu médico regularmente, faça os exames de rotina e escolha se cuidar o ano inteiro.