Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de mama

Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de mama

Com o movimento Outubro Rosa, a conscientização sobre o câncer de mama fica ainda mais em evidência. No entanto, o que falaremos neste post tem como intuito que você pense nesse assunto o ano todo.

 

Nas linhas a seguir, vamos compartilhar informações sobre os fatores de risco para a doença e formas de evitá-la por meio de mudanças de hábitos.

 

Entenda mais sobre o câncer de mama

Com maior incidência nas mulheres, mas possível de desenvolver também nos homens, o câncer de mama é uma doença maligna que se desenvolve nas células da mama. 

Depois do câncer de pele não melanoma, esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. 

Para se ter uma ideia, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, é previsto que haja 74 mil casos novos por ano até 2025.

Pensando um pouco mais a fundo sobre a doença, muita gente não sabe, mas ela pode se manifestar e evoluir de diferentes maneiras. 

Na maioria dos casos, ela se inicia nas glândulas que produzem o leite materno e os tipos mais comuns são o carcinoma ductal in situ e o carcinoma invasivo.

 

Conheça alguns dos fatores de risco

Existem algumas pré-disposições que são consideradas fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e, dentre eles, podemos destacar:

  • Sexo e idade: as mulheres têm um risco maior de desenvolver câncer de mama, e a idade avançada é um fator de risco significativo;
  • História familiar: ter parentes de primeiro grau com histórico de câncer de mama aumenta o risco de desenvolver a doença;
  • Mutação genética: mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 estão associadas a um risco significativamente maior de câncer de mama;
  • Exposição a estrogênio: uso de terapia hormonal de reposição, contraceptivos orais e exposição prolongada ao estrogênio devido à menstruação precoce ou menopausa tardia podem aumentar o risco;
  • Obesidade e estilo de vida: um estilo de vida sedentário, dieta rica em gordura e consumo excessivo de álcool podem contribuir para o desenvolvimento do câncer.

 

Quais são os sintomas do câncer de mama?

O câncer de mama pode ser facilmente uma doença silenciosa, mas, em alguns casos, ela pode se manifestar por meio de alguns sintomas.

Estamos nos referindo a presença de nódulo na mama ou axila, alterações na forma ou tamanho da mama, mudanças na pele ou no mamilo e secreção mamilar.

Por fim, embora seja mais comum em outras condições, a dor pode ser um sintoma da doença.

 

Tratamentos 

Se deparou com um diagnóstico positivo do câncer de mama? A seguir, vamos explicar quais são as opções de tratamento, que é determinado de acordo com o estágio da doença.

 

Primeiramente, existe a possibilidade de remover o tumor via procedimento cirúrgico, que pode ser este uma mastectomia ou lumpectomia e, possivelmente, dos linfonodos. Além disso, pode ser recomendada a radioterapia e/ou quimioterapia para auxiliar no combate à doença. 

 

Para cânceres sensíveis a hormônios, existem tratamentos como bloqueio hormonal ou terapia de reposição hormonal.

 

Por fim, a paciente pode ser direcionada para o uso de medicamentos que contêm proteínas específicas envolvidas no crescimento do câncer ou, ainda, a ativação do sistema imunológico para combater a doença, que é a chamada imunoterapia.

 

Aqui vai ainda um tópico extra: o tratamento psicológico pode ajudar os pacientes a lidar com o impacto emocional da doença, permitindo que eles se sintam mais confiantes para passar por essa fase desafiadora.

 

Existem formas de prevenir o câncer de mama

Falamos muito durante esse período sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ser feito por meio das consultas regulares com o ginecologista e que aumenta consideravelmente as chances de cura da doença.

 

Mas pequenas mudanças na sua rotina são grandes na hora de prevenir esse mal. Sabe do que estamos falando?

 

Mantenha um estilo de vida saudável, ou seja, prefira ter no dia a dia uma dieta equilibrada, faça exercícios físicos regularmente e, também, evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.

 

Aproveite o movimento Outubro Rosa para se cuidar ainda mais, pois esse é um caminho determinante para evitar doenças como o câncer de mama.

Autor: Amanda Mendes

A Platinum é a sua administradora de benefícios, referência na saúde de Brasília e no entorno.

Saiba também: